O Poder da Semente

O Poder da Semente

Todo o Reino de Deus é assim como o agricultor, ou como se um homem lançasse semente à terra. A semente é a Palavra de Deus. A semente tem dentro dela o potencial para ser o que o seu código genético pré-determina. Uma pequena semente tem o potencial de se tornar uma grande planta.

Ainda que cada semente possua o potencial para ser o que está dentro dela, ela não poderá produzir, desenvolver-se ou germinar, se não for semeada. A mesma semente também precisa de um solo adequado, para desenvolver-se em potencial. Assim, a semente da Palavra de Deus necessita ser semeada.

A semente da Palavra de Deus é incorruptível, não se corrompe, ela é Espírito e Vida. Ela contém a vida que provém de Deus, o sobrenatural, o poder de Deus.

Cada semente da Palavra de Deus tem um propósito e, quando semeada, ela brotará, e dará o fruto para a qual Deus a enviou.
Agora vejamos: de nada vale eu possuir valiosas sementes, de grão, de trigo, e arrumá-las em casa, num lugar limpo e sem humidades, se não tiver a disposição de semeá-las. Eu posso dizer: “possuo sementes de grão lindas”; mas eu jamais comerei pão se não as semear.

Não importa se tem a Bíblia mais bonita que exista, todas as traduções modernas, se não semearmos as palavras. Toda a semente precisa de um solo. E o solo para a Palavra de Deus é o nosso coração.
Também para que a semente possa germinar ela tem de encontrar o solo adequado. Se a semente da Palavra de Deus encontrar um coração fechado e endurecido, ela não poderá entrar no coração dessa pessoa. O diabo sempre estará atento para roubar a semente do nosso coração. Ele não deseja, de forma alguma, que a semente germine, frutifique, cresça, floresça, dê fruto e o colhamos.

Em Provérbios 4:23 diz: “guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida”.

Toda a semente necessita, de alguma forma, umas mais do que outras, de profundidade, para poder lançar as raízes, frutificar, crescer, florescer e dar fruto. Ainda que tenha terra, não pode dar fruto se apenas tiver um solo muito superficial. Toda a semente procura lançar as suas raízes para poder crescer.

A nossa vida espiritual, não pode ser superficial. Se vivemos uma vida superficial a semente da Palavra de Deus, ainda que semeada no nosso coração, não encontra profundidade para se tornar tudo o que ela é em potencial.

Na vida natural, sempre há tempos e estações e, no calor do verão, as sementes que não tiverem profundidade, não resistirão. Assim são as pessoas que vivem vidas superficiais.

Agora, temos também as sementes que caem entre espinhos. Os espinhos não são símbolo de bênção, pelo contrário. Quando o solo está cheio de cardos elas vão sufocar a semente. Se a sufocam, ela não dará fruto e morrerá. Muitas pessoas ouvem a Palavra, mas elas têm muitas ambições pessoais. São seduzidas pelas riquezas. Elas creem que a Palavra é boa, mas pensam: “quero ser rico, muito rico”. A palavra sedução significa: atração pelo fascínio, encanto. Como elas são seduzidas, o diabo oferece-lhes, mostra-lhes, engana-as, dizendo-lhes que há um caminho maravilhoso lá à frente, cheio de felicidade. Todavia, é uma mentira. Porque a vida em potencial em está na Palavra de Deus. Afinal, as verdadeiras riquezas estão Nele. Em Cristo estão escondidas todas, todas e todas as riquezas! As pessoas pensam que ser rico é possuir muitos bens materiais. Mas é um engano. Em Cristo podemos ser abençoados com tudo: paz, amor, gozo, saúde, bens materiais, ideias criativas, sabedoria, o poder do Espírito Santo.

A semente que deu fruto foi a semeada num bom solo. A semente encontrou um solo onde pôde enraizar-se e, então, germinou, fortificou, cresceu e deu fruto. Há verdades poderosas na Palavra de Deus nas quais precisamos ir mais fundo. Na medida em que semeamos a Palavra de Deus no nosso coração, ela produzirá o fruto. Por meio do Espírito Santo, Ele fortalece-nos, na medida em que confiamos Nele. As nossas raízes aprofundar-se-ão em amor e manter-nos-ão fortes.

Quando o homem lança a semente à terra, num solo fértil, ele descansa. A fé na Palavra de Deus leva a descansar. Ele produz em nós uma expetativa confiante, uma esperança!

O poder de Deus, que está na semente da Sua Palavra cheia de vida, está a germinar, a frutificar e, não sabemos como aconteceu, mas a esperança nasceu, a fé se fortaleceu, desenvolveu-se, deu fruto e tivemos a nossa colheita! Glória a Deus!

Pra. Gena Ferreira – Igreja Vida Sobrenatural

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.