“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”
Tiago 1:5-8

Muitas vezes queremos vencer e questionamo-nos porque não conseguimos. Já começou a fazer algo e não terminou? Como é que se sentiu? 

Podemos definir Inconstância como a característica do que ou de quem é inconstante; falta de perseverança, de firmeza.  A inconstância tem sido um grande mal que tem atingido a humanidade, pois ela não permite que experimentemos a grande beleza da perseverança. Por outro lado, podemos definir Perseverança como a atitude de quem se esforça constantemente, de quem persiste, apesar dos obstáculos ou dos fracassos, em fazer ou alcançar algo; qualidade ou ação de quem persevera. CONSTÂNCIA, FIRMEZA, PERSISTÊNCIA.

 
A inconstância também é responsável por paralisar-nos e travar a nossa vida, os nossos projetos, os nossos alvos, a nossa caminhada.

Quantos de nós começamos a fazer algo e paramos no meio do caminho? Por exemplo, quantos já se comprometeram ler a bíblia toda durante um ano, e não conseguiram passar do primeiro mês? Isto é inconstância! Quantos já começaram a fazer um curso e pararam pela metade?

Em Tiago, a Bíblia ensina-nos que o Homem inconstante não recebe nada de Deus.

Vamos quebrar com o Espírito de Inconstância na nossa vida! Como?

  1. Necessitamos entender que a inconstância não é responsabilidade de Deus ou das outras pessoas. É nossa!

“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”

Lamentações 3:39


Deus não aceita assumir responsabilidade que não é Dele. Muitas pessoas planejam seus próprios projetos, fazem uma oração egoísta e, depois culpam Deus pelo fracasso. Lembre-se que a Bíblia diz que os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Os que são filhos de Deus são constantes em servir, em esperar, em buscar, em ser fiel. Isto é perseverança.

A responsabilidade da nossa inconstância também não é das pessoas. É nossa! Não adianta projetarmos a culpa dos nossos fracassos nos outros. Se nós perdemos o ânimo ou a paixão por algo, se desistimos, a culpa é só nossa. A Palavra de Deus diz: “batei e abrir-se-vos-á”. Portanto temos de ser constantes no bater e vai-se abrir. A nossa inconstância ou perseverança determinam atividade dos anjos a nosso favor, ou não.

  • Baseie suas decisões no compromisso e não nos sentimentos ou desejos. 

 Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.”

Jó 22:28

 
Compromisso é definido como o que temos que cumprir mesmo sem sentir vontade ou desejo. Deus é um Deus de compromissos e deseja que nós sejamos homens e mulheres de compromisso com Ele. Muitos não conseguem vencer, porque não assumem estar comprometidos com Deus. Aceitar Jesus é também aceitar um compromisso com Deus. Quando o fazemos, seremos vencedores, pois Ele venceu primeiro.

Por exemplo, não temos vontade de acordar todos os dias cedo para trabalhar ou estudar, mas acordamos porque assumimos um compromisso. Então, quem honra o compromisso, vence a inconstância.

  • Entenda que fraquezas e falhas vão acontecer na nossa caminhada.

 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”

Filipenses 1:6

Deus tem um compromisso connosco e nós necessitamos de estar comprometidos com Ele. As fraquezas e falhas são consequências da nossa humanidade. Portanto, não podemos martirizar-nos ou ficar com um sentimento de autopiedade todas as vezes que falhamos. Todos nós estamos em processo de aperfeiçoamento. Sentir fraqueza ou ter falhado, não significa que Deus não conta mais connosco. Temos de levantar a cabeça e seguir em frente, não parar, nem desistir. Pois Deus tem mais para nós.

  • Confie em Deus verdadeiramente para superar as fraquezas e as falhas

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” 

Salmos 125:1

 
 
Não é apenas ter fé em Deus, temos que confiar totalmente Nele. A confiança em Deus é o grande segredo para mandarmos embora esse “espírito” de inconstância (começo – paro – desisto).  Deus deu-nos um espírito de vitória para sermos mais que vencedores. Então não é para começar e desistir, é para começar e prevalecer até ao fim.

Precisamos parar de fazer as coisas à nossa maneira, com a nossa força. Necessitamos de prevalecer em buscar a Deus.

Deixar Deus no controle, não é apenas deixá-Lo ao volante, mas também é não opinar enquanto Ele dirige.

A inconstância impede o nosso crescimento espiritual.

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” 

Efésios 4:13-14


 
A Bíblia desafia-nos a sermos firmes e constantes. O Homem constante ouve e pratica a Palavra de Deus na sua vida.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.1 Coríntios 15:58
 
Muitas pessoas não conseguem vencer pela inconstância que têm. Hoje querem ser uma coisa, amanhã outra e isto é transversal a toda a sua vida. Não são constantes e esse espírito tem de ser quebrado em suas vidas. É urgente aprender a perseverar!

Ser determinado é uma questão de escolha e decisão.

E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”

Daniel 1:8

A escolha de Daniel de não se contaminar, levou-o a ser governador. Passou por provas, mas estas levaram-no à vitória.

O Homem é um realizador por excelência.

Em Génesis diz que Deus criou o Homem para frutificar, dominar e sujeitar a Terra.  

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

Génesis 1:26-28

 
Deus criou o Homem com a capacidade de lançar as bases para o seu futuro através das suas escolhas. Daniel escolheu não se contaminar com a porção do rei. Foi uma escolha e, consequentemente, uma decisão que ele determinou em seu coração (servir a Deus, estar com Ele).

A determinação é um dos segredos para prosperarmos em tudo na nossa vida.

 “Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. 
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.” 

Daniel 6:7-10, 28.


A determinação fez toda diferença na vida de Daniel. Ele não se envergonhou, não se deixou contaminar, não ficou com medo. Ele determinou em seu coração e foi promovido de escravo para governador. Foi esta mesma determinação que o levou a continuar a orar só a Deus e, não dobrar o joelho diante do rei Dário para lhe fazer petição. Ele sabia quem era Deus. E você sabe e conhece quem é o seu Deus? O versículo 28 diz que foi esta atitude que o fez prosperar.

Conquiste usando como base a determinação! Pessoas determinadas nunca desistem.

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.”

Neemias 1:1-4

 
E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, 
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.”
Neemias 2:4-5


“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias. E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

Neemias 6:15-16

Deus sempre honra pessoas determinadas.

Neemias recebeu de Hanani um relatório negativo da sua pátria, dizendo que os que sobreviveram ao exílio estavam em grande aflição e humilhação, os muros de Jerusalém estavam derrubados e suas portas queimadas. Mesmo diante de uma situação de total adversidade, ele não desanimou. Antes, levantou-se, venceu toda oposição e liderou a reconstrução dos muros de Jerusalém. Venceu muitas oposições e ensinou-nos que pessoas determinadas nunca desistem.

Com Daniel e Neemias, aprendemos que uma pessoa determinada vence qualquer adversidade em sua vida, pois o Deus a quem servimos criou-nos para vencer.  

Por isso podemos declarar que podemos todas as coisas, Naquele que nos fortalece (Filipenses 4:13) e que, em Cristo Jesus, somos mais que vencedores (Romanos 8:37).

Não importa a situação em que está. Creia no seu coração! Seja determinado! Determine que vai vencer. Tire, hoje, a inconstância da sua vida. Permita que a constância esteja sempre na sua vida. Não desista. Jesus trar-lhe-á a vitória.